Produçoes da Encruzilhada
Um panorama das principais obras produzidas ao longo da nossa trajetória.
2022
Brasil Novo - Conflitos do Desenvolvimento
Este documentário dirigido por Caio Vecchio, investiga a crescente relutância de jovens em ter filhos diante da incerteza sobre o futuro do planeta, agravada pela crise climática. Ao abordar a chamada ansiedade climática, o filme revela como o medo ambiental passa a influenciar escolhas íntimas e projetos de vida das novas gerações.


2021
Fourth Grade
A Encruzilhada atuou na produção executiva do longa-metragem Fourth Grade (2021), dirigido por Marcelo Galvão. Produzido nos Estados Unidos, o filme conta com a participação de nomes do cinema internacional como William Baldwin, Ben Begley e Boti Bliss.










2017
Paralelo 14, Filhos Do Sol
Documentário inteiramente filmado no coração do Brasil, na Comunidade Mística Filhos do Sol. A partir dos depoimentos de seus integrantes, o filme revela aspectos profundos de sua espiritualidade, rituais e visões de mundo, lançando luz sobre dimensões pouco conhecidas dessa experiência comunitária.
2010
Jardim Beleléu
O curta-metragem Jardim Beleléu foi amplamente premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior. Dirigido por Ari Cândido e produzido pela Encruzilhada Filmes, o filme reúne um elenco expressivo — José Wilker, Flávio Bauraqui, Thalma de Freitas, Laércio de Freitas, Adyel Silva, Misty e Nábia Vilela — em uma homenagem sensível e autoral ao músico e compositor Itamar Assumpção, celebrando sua obra e sua importância para a cultura brasileira.
2019
Mulheres E Homes Da Terra
Série documental para televisão Mulheres e Homens da Terra, composta por 13 episódios, que retrata a vida no campo a partir das histórias, vivências e visões de personagens profundamente ligados ao território rural. A série constrói um olhar humano e sensível sobre o cotidiano, o trabalho e a cultura do campo brasileiro.
2012
Um Homem Qualquer
Longa-metragem estrelado por Eriberto Leão, Carlos Vereza, Nanda Costa, Norival Rizzo e Pedro Neschling, Um Homem Qualquer (2009) é um drama produzido pela Encruzilhada Filmes e dirigido por Caio Vecchio. A trama acompanha Jonas, interpretado por Eriberto Leão, em sua busca por sentido em meio às frustrações da vida urbana, explorando temas existenciais com um elenco de grande destaque do cinema brasileiro.
2009
Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano
Este documentário dirigido por Henrique Dantas. e coproduzido pela Encruzilhada Filmes, narra a trajetória de um dos maiores ícones da vanguarda cultural brasileira da segunda metade do século XX: Novos Baianos. Fundado em 1968, o grupo revolucionou a música popular ao unir experimentação artística, espírito coletivo e uma profunda conexão com a cultura brasileira.A formação original reunia Moraes Moreira (composição, voz e violão), Baby do Brasil (voz), Pepeu Gomes (guitarra), Paulinho Boca de Cantor (voz), Dadi Carvalho (baixo) e Luiz Galvão (letras).


Adaptação livre de um conto de Lima Barreto, este curta-metragem, dirigido por Ari Candido Fernandes e produzido pela Encruzilhada Filmes, reúne um elenco de destaque composto por Abayomi de Oliveira, Eduardo Silva, Javert Monteiro, João Acaiabe, Maria Ceiça, Rodolfo Valente e Zezé Motta. A narrativa dialoga com os dilemas humanos e sociais presentes na obra original de Barreto, explorando temas como identidade, desigualdade e as tensões do cotidiano com um olhar sensível e crítico. Em sua construção fílmica, o filme traduz a força literária do autor para uma linguagem cinematográfica concisa e impactante.
2004
O Moleque


curta-metragem dirigido e roteirizado por Caio Vecchio, estrelado por Renata Zhaneta, João Vitti e Valéria Alencar. O filme parte da expressão popular que descreve um amor tão intenso e irracional que acaba por ferir aquilo que se pretende proteger. A partir dessa metáfora, a narrativa acompanha uma mãe que isola seu filho Jonas em um quarto na tentativa de preservá-lo de um mundo que percebe como falso e perigoso, explorando os limites do afeto, do medo e da proteção.


